Para que serve cada tipo de detergente?
O detergente é um produto de limpeza que faz parte de nossa rotina. Principalmente para a função de lavar louças e remover gorduras, o item é quase que obrigatório em nossas casas ou estabelecimentos comerciais.
O que alguns podem não saber, porém, é que os detergentes vão muito além das opções mais comuns que conhecemos.
As diferentes variações do produto possuem algumas particularidades em sua fórmula e podem ser usadas para outras finalidades e atividades, como em indústrias, obras, cozinhas de restaurantes e muito mais.
Quer conhecer as diferentes opções e para que serve cada tipo de detergente? Confira a seguir no artigo.
- Tipos de detergentes de acordo com o pH
Na química, o pH é uma escala numérica que serve para especificar a acidez ou a basicidade de uma solução aquosa.
Ela é medida de 0 a 14 e separada da seguinte forma: de 0 a 7 trata-se de uma substância ácida, próximo do equilíbrio no número 7 estão as substâncias neutras, e entre 7 e 14 as soluções básicas.
Na fabricação de detergentes, o pH é usado para diferenciar os tipos o produto, pois cada um desses tem uma função distinta e são eficazes para limpezas de materiais e superfícies específicos.
De forma geral, temos no mercado os detergentes neutros, os ácidos e os alcalinos. Veja na sequência as características de cada um e para que servem.
- Detergente neutro
É o detergente mais comum que usamos para lavar louças e tirar gordura, pó e sujeira de algumas superfícies de nossas casas.
Por possuir pH neutro — com equilíbrio próximo a 7 — ele costuma ser menos forte. Por isso, pode ser usado em diversos tipos de superfície sem agredir, como cerâmicas, porcelanatos, laminados, madeira, mármore etc.
Apesar disso, é recomendável que você use luvas ao entrar em contato com o produto pra evitar alergias ou ressecamento.
Um exemplo de detergente neutro são os da linha Azulim, como o detergente neutro 500ml. Ele é eficaz na lavagem das louças, limpeza da casa e ainda possui fórmula que é biodegradável e também não agride as mãos ao usar.
Esse produto está disponível ainda em outras versões, como maçã, coco, citrus, entre outros.
Outra opção é o detergente neutro Argus 5L, que é um desengordurante concentrado de alto poder e ótimo para limpeza da casa.
- Detergente alcalino
Como falado anteriormente, são categorizados como detergente com pH entre 7 e 14.
Costumam ser eficazes na remoção de sujidades em geral — exceto as de origem mineral — pois tem um poder de ação desincrustante muito maior.
Ao passar o detergente alcalino, ele consegue atuar quebrando as moléculas de gordura, fazendo com que a substâncias que estão em estado sólido passem para o líquido. Assim, ao enxaguar, os restos orgânicos saem junto com a água.
Alguns exemplos de sujeiras que podem ser limpas com eficácia com o detergente alcalino são gorduras de frituras, molhos, óleos, graxas, etc.
Na Dona Descartáveis contamos por exemplo com o detergente para louças Start Det Clorado. Esse produto é altamente eficaz para remover gorduras, sendo recomendado especialmente para cozinhas industriais.
Outra opção é o detergente desincrustante Start Grill, que é especial para remover gorduras de coifas, grelhas, formas, churrasqueiras e sujidades oleosas em geral.
Por último, podemos citar também o detergente Amoniacal Azulim, indicado para limpeza pesada de superfícies laváveis, coifas e fogões.
- Detergente ácido
Os detergentes ácidos possuem pH entre 0 e 7. Eles são mais utilizados para remoção de sujeiras causadas no pós-obra, como cimento e óleos, e também para limpeza de ferrugem, sangue, terra, etc.
Eles são menos comuns no mercado convencional e recomendados para uso profissional e capacitado, pois oferecem risco à saúde se forem manuseados da forma incorreta.
Além disso, eles também podem ocasionar problemas às superfícies aplicadas se não forem diluídos da maneira correta.
Por isso, tenha muito cuidado e evite o uso indevido do produto!
Um exemplo de detergente ácido é o Remove Cimento CP 3000, da Start. Ele é ótimo para limpeza pós obra em pedras rústicas e pisos não vitrificados, removendo incrustações de cimentos e concretos.
Uma dica final que vale para todas as opções apresentadas — principalmente as alcalinas e ácidas — e para que você sempre leia o rótulo e instruções do produto antes de utilizá-lo. Assim, você evita acidentes domésticos e danos às superfícies.
Além disso, use todos os equipamentos de proteção individuais (EPIs) no momento que for ter contato com o produto, como luvas, botas e outros acessórios.
Gostou das dicas? Confira outros artigos sobre produtos de limpeza em nosso Blog.
Caso queira comprar algumas das opções citadas para a sua casa ou empresa, consulte o nosso site!