Na limpeza, toda a ajuda é bem-vinda
Com todo mundo em casa, parece que a limpeza não tem fim. A louça cresce exponencialmente, as roupas se multiplicam na lavanderia e se tiver crianças, os brinquedos passam mais tempo fora do que no lugar, certo?
Mas calma que nem tudo precisa ficar para a dona de casa, a tarefa de limpeza deve ser dividida com todos da família e isso pode ser uma forma de passar mais tempo com ela e até se divertir enquanto faz as tarefas domésticas.
Os adultos e filhos mais velhos podem ajudar nas tarefas mais complexas, como limpar o fogão, levar o lixo para fora e até mesmo cozinhar. Já as crianças podem ajudar em tarefas de acordo com a idade e isso contribui para seu desenvolvimento cognitivo e ajuda a entender a importância de dividir tarefas domésticas.
Dos 2 a 3 anos
As crianças dessa idade podem achar tudo muito divertido e levar na brincadeira. Nesta idade elas já podem ajudar a arrumar e guardar os brinquedos e livros. Colocar roupas sujas no cesto ou mesmo na máquina de lavar com ajuda de um adulto. Ajudar a colocar comida para animais de estimação, varrer os ambientes e limpar algo que foi derramado. Essas tarefas (sempre com supervisão) ajudam a criança a desenvolver a coordenação motora, equilíbrio e a entender os locais corretos dos objetos.
Dos 4 a 5 anos
Nesta idade, as crianças são mais curiosas com o mundo ao seu redor e conhecê-lo é a maior paixão delas. Além das tarefas mais simples citadas acima, as crianças nessa faixa etária podem ajudar a pôr e tirar a mesa das refeições e também levar as louças sujas para a pia, porém nada que possa machucá-los. Ajudar a colocar lençol na cama, ajudar com a lista de mercado e a guardar as compras. Na hora de fazer aquele bolo, a criança nesta idade pode ajudar a segurar a tigela, por exemplo, e acompanhar o preparo.
Dos 6 a 8 anos
Com essa idade, as crianças querem ter mais autonomia, por isso é importante entregar tarefas em que eles podem começar e terminar sozinhos. Tarefas mais simples não precisam de supervisão, mas sempre bom ficar por perto caso eles precisam de alguma ajuda. Nesta idade, eles já podem estender roupas e dobrá-las, lavar e guardar as louças (com supervisão) e até anotar a lista de compras. Esse último ajuda a treinar a escrita e ortografia e depois eles podem ajudar na organização dos armários ao guardar as compras.
Dos 9 aos 12 anos
Com essa idade as crianças estão ainda mais autônomas e podem realizar tarefas sem a supervisão de um adulto, como esquentar sua própria comida no micro-ondas, arrumar a cama, dobrar e guardar as roupas. Neste momento a criança pode participar cada vez mais na preparação da comida e fazer sozinha alguns pratos. Isso aumenta o senso de responsabilidade.
Com as crianças ajudando em casa, sobra mais tempo para se divertirem e passar mais tempo em família. Além disso, o momento de cuidar da casa pode ser mais um momento para dividir com a família!