Esponja de cozinha: com que frequência limpar e trocar?

Casa

A higiene correta dos objetos é uma preocupação constante de quem precisa cuidar da casa. Entre esses, os itens da cozinha merecem uma atenção ainda mais especial, já que se trata do local onde preparamos a nossa comida e nos alimentamos.  

Por isso, damos destaque principal para a esponja de cozinha. Esse objeto está diretamente ligado com a nossa alimentação, já que o usamos para lavar os nossos talheres e pratos. 

Você sabe, porém, qual a frequência correta para trocar a esponja de cozinha? Já para limpá-la, conhece os procedimentos certos? Neste artigo, te apresentamos as respostas desses temas para que você possa evitar ao máximo o acúmulo de microrganismos em sua bucha e prevenir a ocorrência de doenças.  

  • Com que frequência devo trocar a esponja de cozinha?  

Essa notícia pode ser uma surpresa para algumas pessoas, mas a cozinha é um dos ambientes de maior proliferação de microrganismos dentro de nossas casas. Em virtude disso, é fundamental que o cuidado com todos os objetos e superfícies sejam redobrados. 

Seguindo essa linha, a recomendação geral de fabricantes e microbiologistas é que as esponjas de cozinha devem ser trocadas no máximo entre 10 a 15 dias, porém, a prática ideal é que sejam substituídas uma vez por semana em casas em que se lava louças duas vezes ao dia, em média.    

A razão é óbvia, mas ao mesmo tempo não muito clara para todos nós. Ao lavarmos a louça, a esponja suga toda a sujeira presentes nos objetos. Portanto, ela se torna um verdadeiro lar de bactérias e fungos.  

Com o tempo, esses vírus, bactérias e fungos formados podem passar para nossos pratos, talheres e panelas. O resultado nos piores casos pode ser até o favorecimento de problemas estomacaisdiarreiasvômitos e viroses

Por isso, recomendamos para que você não deixe de realizar a troca mesmo quando sua esponja aparentar estar novinha. Troque sempre no prazo correto! 

  • Como lavar e limpar as esponjas de cozinha 

 Lavar e limpar as esponjas de cozinha pode ser uma maneira de amenizar a formação de microrganismos e a possibilidade de aparecimento de problemas de saúde. Por isso, temos duas dicas principais para uma higiene correta do objeto.  

primeira delas é para que você a deixe de molho em água fervente por um período de 4 minutos. Depois, esprema todo o líquido presente e deixa a esponja secar. Pronto, sua bucha está limpa!  

Vale lembrar que a esponja, após ser higienizada, deve permanecer em um local seco e longe de umidade até ser usada pela próxima vez. 

Uma segunda opção é lavar a esponja e colocá-la, ainda úmida, enrolada em um papel toalha por 60 segundos dentro do micro-ondas. 

Após o período, abra o eletrodoméstico com cuidado para evitar se queimar com o material e retire a esponja de dentro. Basta também colocá-la em um local seco e pronto! Ela está higienizada.    

Uma outra dica importante é para que a esponja sempre seja espremida e todo o líquido retirado após lavar a louça, mesmo quando estiver com bastante detergente. A regra geral é sempre a mesma: mantenha-a em um local limpo e seco, pois a umidade favorece a proliferação dos microrganismos.  

Gostou das dicas? Caso queira comprar esponjas de cozinha para começar os novos hábitos de higiene, no site Dona Descartáveis contamos com diversas opções para que você escolha a ideal para a sua necessidade. Confira já as esponjas disponíveis.  


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter

Formulário de Newsletter

formulário Newsletter