Como limpar o fogão depois das frituras?

Casa

Evitar a ingestão de alimentos gordurosos faz bem para a saúde, mas de vez em quando e com moderação consumir frituras pode ser delicioso. Já limpar o fogão após essa fritura, pode não ser tão simples assim. Ele fica engordurado – assim como toda a cozinha – e retirar respingos de óleo queimado pode ser um terror. Pensando nisso selecionamos algumas dicas para você não sofrer na hora de limpar seu fogão!

Tenha uma rotina

O ideal é manter uma rotina de limpeza do fogão. Quanto menos sujeira nele, no dia da fritura fica mais fácil de limpar. Para manter a trempe do fogão sempre limpa, recomendamos que limpe a cada 10 dias pelo menos ou logo após que fizer aquele prato que leve muito óleo ou manteiga. Utilize um saponáceo cremoso para as limpezas mais leves, dessa forma seu fogão se mantém limpinho e brilhante!

Use um bom desengordurante

No dia que fizer a fritura, utilize um bom desengordurante. Ele vai ajudar a limpar as moléculas de gordura que eventualmente grudam no fogão, grade e trempe dificultando sua remoção. Além disso, o desengordurante não permite aquela sensação de oleosidade que fica após a fritura.

Limpe as partes desmontáveis

Para ter uma boa limpeza, retire as trempes e grades de seu fogão. Limpe ele seguindo as dicas acima e deixe as partes desmontáveis de molho em água quente e detergente neutro por cerca de 30 minutos. A gordura costuma ficar nessas partes menores e se não retiradas no dia, a sua remoção pode ser mais dificultosa.

Proteja suas mãos

Poucas donas de casa utilizam luvas de borracha para limpar o fogão, mas é muito importante utilizá-las para proteger dos produtos de limpeza. Com seu uso você evita o surgimento de alergias e ressecamento da pele.

Antes de começar a limpeza, é importante ter em mente o material de seu fogão. Escolha sempre um pano e esponjas macias para não arranhar a superfície de seu eletrodoméstico. Uma dica importante é utilizar produtos com aromas suaves ou sem aromas, isso pode atrapalhar depois para cozinhar.


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter

Formulário de Newsletter

formulário Newsletter