Como higienizar alimentos com água sanitária: frutas, legumes e verduras
Os legumes, frutas e verduras são essenciais para uma dieta balanceada e de boa qualidade. Por serem naturais, porém, eles necessitam de cuidados especiais antes de serem ingeridos: o ideal é que eles sempre sejam sanitizados, principalmente em tempos de pandemia do novo coronavírus.
Uma das opções mais efetivas é fazer essa limpeza com água sanitária, mas é necessário conhecimento da dosagem correta do produto no momento de realizar esse procedimento.
Sabendo disso e das dúvidas relativas ao assunto, separamos neste artigo a explicação de como higienizar esses alimentos com água sanitária de maneira correta para eliminar vírus, bactérias e fungos e, ao mesmo tempo, ter as precauções necessárias com a saúde ao ingerir. Confira abaixo!
- Como higienizar corretamente as frutas, legumes e verduras
Antes de mais nada, a lavagem correta dos alimentos deve ter início com uma boa higiene pessoal. Portanto, antes de iniciar os processos, lave bem as mãos com água e sabão: esfregue bem entre os dedos, nas unhas, nas costas das mãos e lave até próximo aos pulsos. Feito isso, você está pronto para sanitizar as frutas, legumes e verduras.
O processo consiste em três etapas: lavagem, sanitização e enxágue. Confira cada um deles com mais detalhes:
- Lavagem:
A lavagem dos alimentos deve ser feita primeiramente com água corrente e sabão ou detergente. No caso das folhas, lavar cada uma delas individualmente.
Para realizar o procedimento, caso queira esfregar, pegue uma bucha comum e passe levemente nos alimentos — recomendamos que você separe uma bucha exclusivamente para esse processo.
Essa etapa é necessária para eliminar as maiores impurezas que podem estar no alimento recém-chegado do mercado.
Depois da lavagem inicial, chegou a hora da sanitização.
- Sanitização
Para essa etapa, será utilizado o hipoclorito de sódio (conhecido popularmente como água sanitária) diluído em água. A solução deve conter duas colheres de sopa (por volta de 20 ml) do produto para cada litro de água. É nessa etapa que serão eliminados os vírus, bactérias e fungos.
Deixe as frutas, legumes e verduras de molho nessa solução em algum recipiente, como uma bacia, por cerca de 15 minutos — use a quantidade citada acima de acordo com a quantidade de alimentos que você irá sanitizar.
Vale lembrar que não há problema em deixar todos os legumes, frutas e verduras para higienização na mesma água.
Por último chegou a hora de enxaguar.
- Enxague
Com a sanitização, o risco biológico é eliminado. O enxague, porém, serve para eliminar o risco químico de se ingerir alimentos com água sanitária.
Por isso, a recomendação é para que você retire os alimentos da solução com água sanitária e enxague-os muito bem em água corrente. Com isso, seu alimento estará sanitizado e pronto para consumo!
Um último recado importante é para que você se atente a cada tipo de fruta, legume e verdura. Bananas, maçãs, peras e o limão, por exemplo, devem ser sanitizadas e consumidas logo na sequência, pois podem estragar ou mudar sua textura ou gosto se forem guardadas para depois. Na dúvida, faça o processo logo antes de ingerir o alimento.
- Higienização com produtos específicos para sanitizar alimentos
Uma boa notícia é que é possível encontrar com facilidade desinfetantes específicos para sanitizar frutas, legumes e verduras com um preço bastante acessível.
É o caso, por exemplo, do Start Clor. Esse desinfetante foi especialmente desenvolvido para sanitizar frutas, legumes e verduras, com uma fórmula específica para combater microrganismos presentes nos alimentos.
Para usá-lo, basta inseri-lo no lugar da água sanitária no processo de sanitização e respeitar a diluição e tempo de molho especificados na embalagem do produto. Simples e efetivo!
Caso queira conhecer o desinfetante, consulte a opção do Start Clor em embalagem de 1 kg disponível em nosso site. Com isso, você tem um maior custo-benefício e prioriza sua saúde no momento de desinfetar os alimentos. Inicie hoje mesmo os hábitos corretos de higienização!