As melhores formas de limpar e organizar os calçados em casa

Dicas

Limpar os sapatos e organizá-los da maneira correta é uma tarefa fundamental de nosso dia a dia. Os benefícios são inúmeros e diversos, como evitar sujeira, mau-cheiro e a proliferação de microrganismos, aumentar a durabilidade dos calçados, e tornar o ambiente de sua casa mais saudável, agradável e organizado.

Pensando nestes benefícios, separamos aqui algumas dicas de produtos e práticas que podem te ajudar a limpar os calçados da melhor forma e ainda opções e sugestões para organizá-los em sua casa. Fique conosco e confira!

Limpeza de calçados

– Formas de limpar no dia a dia

Para começar, algumas dicas de higiene e práticas no dia a dia são fundamentais para a melhor conservação dos calçados.

Ao tirar os sapatos, deixe-os fora da sapateira por ao menos 12 horas para que ele passe pela circulação de ar. Certifique-se de colocá-los para tomar ar em um local longe de umidade e incidência direta do sol.

Além disso, se possível, alterne o uso dos calçados. Em alguns casos, o calor e o suor gerados por nosso corpo podem reduzir a durabilidade deles. Fora que este revezamento é melhor para a sua saúde.

Em relação aos pares que são menos usados, também é fundamental que sejam arejados de vez em quando. Isto evita a proliferação de microrganismos.

Outra prática fundamental ao chegar da rua é passar uma escova na sola para remover as sujeiras. Passe também um pano úmido na parte de cima e depois complete com um pano seco. Espere que o calçado esteja completamente seco antes de guardá-lo.

– Cuidados extras durante a pandemia

No período de pandemia do novo coronavírus, alguns cuidados extras de higiene são necessários para prevenir a propagação do vírus.

Para limpar as solas de sapato de forma prática, monte uma mistura simples de 25ml de água sanitária diluída em 1 litro de água e colocar em um borrifador. Você pode tanto espirrar na sola antes de entrar em casa como também umedecer um pano com a solução e pisar em cima dele para higienizar.

O álcool 70% líquido ou em gel também pode ser um aliado para desinfetar os calçados. Aplique uma quantidade do produto em um pano e, na sequência, passe na superfície do sapato.

Estas pequenas dicas podem afastar a presença do vírus. Porém, certifique-se de sempre tirar o calçado ao entrar em casa e deixá-los no tanque ou na porta. Se possível, lave-os com frequência.

Lavagem dos calçados

Para a limpeza, separe uma escova de cerdas macias – escovas de cerdas duras podem ser prejudiciais aos calçados – e também uma esponja para tirar a sujeira superficial. Escovar pode ser bom também para retirar o excesso de lama, terra e sujeira da rua.

No entanto, fique atento ao tipo de material de seu calçado, pois cada um deles necessita de um cuidado e procedimento diferente. Veja alguns dos mais comuns.

– Tênis

Use detergente neutro e uma escova de cerdas macias para esfregar cuidadosamente. Você pode também usar um pano umedecido com vinagre ou, em caso de sujeira mais profunda, use a escova para esfregar – de forma devagar – e na sequência passe um pano umedecido com água.

Após enxaguar, não coloque no sol! Deixe-os em local arejado por pelo menos 24 horas.

– Sapatos de couro

Pegue uma toalha levemente umedecida com água e use uma escova com cerdas macias e sabão neutro diluído para limpar. Passe primeiro a escova levemente e complete com a toalha umedecida.

Deixe-os secando em um local bem ventilado e, caso queira, finalize com engraxamento ou polimento para melhor conservação do calçado.

– Sapatos de tecido

Use uma escova macia levemente umedecida e passe ela em cada parte do sapato. Em seguida, complete com um pano ou toalha seca na mesma região. Desta forma, você evita manchas e que o tecido fique molhado.

– Outros tipos de sapato

Alguns tipos de sapatos necessitam de cuidados especiais, como o de camurça, que não pode ser lavado com água. Por isso, para tipos de materiais mais delicados, procure por instruções específicas na hora de lavá-los.

Cadarços e palmilhas

Quando fizer uma higiene mais completa de seus tênis, não esqueça de tirar os cadarços e palmilhas para serem lavados separadamente.

Lave os cadarços com água e sabão para evitar que eles fiquem encardidos e para dar uma aparência uniforme junto ao tênis já lavado.

Em relação às palmilhas, é ideal inclusive que se lave elas ao menos quinzenalmente. Porém, caso não queira optar por isso, uma dica é cobri-las com bicarbonato de sódio e deixar por algumas horas. Esta tática auxilia na remoção de possíveis manchas.

Vale lembrar também para que você fique atento com a secagem total das palmilhas. Pois, se forem colocados no tênis ainda úmidas, podem causar mau odor. É preferível também o uso frequente de talco.

Lavagem da sola

No início do artigo citamos algumas dicas básicas para higienizar a sola como medida e prevenção contra o coronavírus. Porém, caso você queira uma lavagem mais aprofundada, é recomendável que você separe uma escova, uma solução com água, algumas gotas de detergente neutro concentrado e uma tampinha de álcool.

Após isso, esfregue na sola do sapato e finalize com um produto bactericida. Lembre-se de deixar secar muito bem antes de guardar.

Secagem dos calçados

Para a secagem de sapatos, existem algumas orientações gerais:

– Deixe-os secar sempre em temperatura ambiente e com ar natural;

– Não os deixe expostos ao sol e não faça uso de secadores;

– Antes de guardá-los, certifique-se de que estão completamente secos. Colocá-los úmidos nos pés pode favorecer o mau cheiro e outros problemas.

Evitando o mau cheiro

Algumas técnicas são infalíveis para evitar o mau cheiro. Já citamos acima no texto a aplicação do bicarbonato de sódio nas palmilhas, que ajuda a matar fungos e bactérias que causam o mau odor.

Outro aliado contra o mau cheiro, porém, pode ser o álcool isopropílico. Por ter ação antibacteriana, ele também elimina o mau cheiro. Basta borrifar um pouco dentro dos calçados e esperar secar. Repita o processo por duas vezes e deixe que seque 100% em um ambiente seco para ter o melhor resultado.

Use talcos com frequência, pois eles são fundamentais para eliminar o mau cheiro causado pelo uso em excesso.

A melhor forma de organizar os calçados

A organização dos sapatos varia muito de acordo com o ambiente de cada pessoa. Algumas pessoas possuem um espaço mais enxuto para guardar os sapatos, outras um grande armário ou sapateira. Por isso, listaremos algumas dicas para melhor conservação do calçado na hora de guardar.

– Deixe que seus sapatos tenham ventilação: guardar em saquinhos de flanela ou TNT, por exemplo, é melhor do que em caixas de papelão muito fechadas. Além de não deixar o calçado “respirar”, as caixas podem favorecer o aparecimento de traças e baratas.

Ao mesmo tempo, porém, não é recomendável que eles fiquem totalmente expostos, pois podem ficar empoeirados e acumular sujeiras difíceis de limpar após um tempo.

– Técnica do jornal ou papel: os calçados costumam vir da loja com papéis ou jornais não somente para manter a forma, mas também porque eles ajudam a absorver a umidade. Esta técnica pode ser boa também para evitar o mau cheiro do acúmulo de suor.

– Prateleiras e gavetas fundas: caso esta seja a situação em sua casa, escolha por colocar os pares um atrás do outro, assim fica melhor de visualizar e pegar o par que quiser escolher.

– Prateleiras e gavetas estreitas: neste caso, é melhor colocá-los lado a lado, em posições invertidas, para caber melhor no espaço.

Um dos maiores erros que acontecem é colocar um par de sapato sobre o outro. Ao fazer isso, você corre o risco de deformar o sapato e ainda causar manchar e arranhões irrecuperáveis.

– Sapateiras: se possível, invista um pouco de dinheiro em uma sapateira. Hoje em dia encontramos diversas opções para todos os gostos e tamanhos. Caso compre uma, coloque-a em um local seco e arejado de sua casa, longe de umidade.

Higienizar, lavar e organizar os calçados não é uma tarefa simples. Porém, com os hábitos certos e os produtos corretos, você consegue manter a qualidade e aumentar a vida útil de seus sapatos.

Por isso, não perca tempo e comece a colocar estes hábitos em sua rotina!

E claro… Caso precise de uma ajudinha e opções variadas de produtos e acessórios de limpeza, consulte onosso site e escolha o que você precisa!


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter

Formulário de Newsletter

formulário Newsletter