A melhor forma de higienizar o carro: confira quais produtos utilizar e os cuidados especiais durante a pandemia

Dicas

A higienização correta e constante sempre foi uma preocupação para as pessoas que possuem carros de passeio, coleção ou como instrumento de trabalho.

No ano de 2020, porém, esta necessidade se intensificou ainda mais. Por conta da pandemia do novo coronavírus e os protocolos de prevenção criados, aumentou-se a necessidade de saber a melhor forma de higienizar o carro.

Primeiramente, por termos que ficar o máximo possível em casa, aprender a lavar o carro por conta própria ganhou uma importância a mais.

Segundo, para os que usam o carro como instrumento de trabalho ou para se locomover para o seu emprego, a renovação constante da limpeza se tornou fundamental para manter o carro longe do vírus.

Por último, a necessidade de economia de recursos ainda fez com que muitos optassem por lavar por conta própria e poupar o dinheiro.

Pensando em todos estes fatores, reunimos aqui algumas dicas da melhor forma de se higienizar o carro e alguns produtos especiais para seguir o procedimento durante a pandemia do novo coronavírus.

A melhor forma de higienizar a parte interna

Comecemos dando dicas de como limpar a parte que mais traz riscos na propagação do vírus: a parte interna do carro.

– Estruturas plásticas e de mais contato dentro do carro:

Boa parte das estruturas internas do carro normalmente são feitas de plástico e isso é um ponto de preocupação. Segundo estudo publicado na revista científica New England Journal of Medicine, o novo coronavírus sobrevive por até 72 horas em superfícies de plástico.

Por isso, use álcool isopropílico para limpar algumas destas superfícies, pois ele não danifica os plásticos. Espirre o produto em um pano de microfibra e espalhe.

Caso queira outra opção, você também pode fazer uma solução de água e sabão neutro misturados em um borrifador pequeno.

Neste caso, você deve usá-la para umedecer o painel do veículo e, em seguida, passar um pano macio de microfibra para esfregar em todas as áreas. O vírus também não irá resistir ao atrito com o tecido.

Importante que você dê mais atenção a limpeza dos locais que mais colocamos as mãos, como os botões do painel, volante, maçaneta, cinto de segurança, alavanca de câmbio e o freio de mão.

Apesar de focar nestas superfícies com mais contato com as mãos, não se esqueça dos porta-copos e porta-objetos.

Vale lembrar para que se evite usar produtos de limpeza à base de amônia nos painéis, pois eles podem comprometer o funcionamento dos aparelhos.

Dica extra: tenha no seu carro sempre um pano + um recipiente com ácido isopropílico ou a solução com sabão neutro e água. Caso tenha que deixar o carro com um manobrista ou para uso de outra pessoa, você pode passá-los para higienizar as regiões de toque comum.

– Bancos e carpetes:

Para estas partes do carro, use produtos especiais ou também a solução de sabão neutro com água. Certifique-se de remover o produto com um segundo pano seco afim de eliminar todas os vírus, bactérias e sujeiras.

Para estas do carro, é ideal que você tenha um aspirador de pó para tirar as sujeiras que se formam nas costuras, debaixo dos bancos e nas dobras mais difíceis. Depois, finalize passando uma flanela com álcool isopropílico.

Vale lembrar de não usar algumas substâncias como alvejante e água oxigenada na parte interior do carro, pois podem danificar as peças.

– Tapetes:

Os tapetes são outro item que também pode ser lavado com água e sabão neutro e deve ser lavado frequentemente para evitar acúmulo de sujeira e microrganismos.

Lembre-se de tirá-los para secar e só colocá-los de volta no carro quando estiverem completamente secos, evitando o acúmulo de fungos.

É importante também aspirar os tapetes do carro com frequência, a cada três dias, para conservar a limpeza.

– Ar-condicionado:

Mantê-lo higienizado também tem que ser uma prioridade, principalmente em época de pandemia. Se o filtro de ar estiver sujo, pode favorecer a proliferação de vírus, bactérias e fungos.

Uma possível dica para eliminar os microrganismos do duto de ar-condicionado é ligar o ar quente na potência máxima ao chegar em casa.

Porém, é recomendável que você procure uma loja especializada para realizar a limpeza do ar-condicionado de seis em seis meses.

A melhor forma de higienizar a parte externa

Primeiramente, é importante escolher um lugar com sombra para evitar com que o carro fique com manchas em virtude da ação do Sol.

Para lavar a parte externa, primeiramente jogue um pouco de água para amolecer a sujeira e evitar arranhões.

Depois, pegue um balde com água e sabão, separe uma esponja e use a parte macia para esfregar o carro e evitar riscos.

– Rodas e pneus:

Devem ser lavados por último. Por serem a parte mais suja do carro, podem deixar resíduos na bucha que irão sujar e riscar a lataria do carro.

Enxague bem as rodas e pneus para evitar manchas pelos restos de produtos e depois seque com um pano de microfibra ou algodão, que ajudam a evitar riscos e pelinhos de pano na lataria e nos vidros.

Outras dicas e práticas importantes

– Álcool em gel: tenha sempre um frasco ao alcance para quando você entrar no veículo. Ajuda a preservar o ambiente higienizado e fica como opção para outras pessoas que adentrarem ao veículo.

– Não coloque nada que vem da rua em cima dos bancos: já que não é possível evitar que sua roupa cheia de microrganismos tenha contato com o banco, ao menos não coloque compras e sacolas no tecido do banco.

Além de sujar, elas podem trazer microrganismos para o carro. Por isso, escolha sempre colocar as compras no porta-malas, mesmo após o período de pandemia.

– Lixeira: lembre-se sempre que o lixo deve sair do carro junto com você. Portanto, toda vez que estacionar em casa, leve o lixinho e descarte no local adequado. Nunca deixe acumular!

– Circulação de ar: principalmente neste momento de pandemia e com o efeito potencializador que o ar-condicionado tem para espalhar o vírus, ande sempre com as janelas abertas quando possível. Com isso, você garante a circulação de ar e previne a proliferação de doenças.

Agora é sua vez de tentar

Agora que você já está craque e sabendo a melhor forma de higienizar o carro, ponha a mão na massa e comece a limpar o carro por conta própria!

Caso precise de algum produto para te auxiliar neste momento, consulte as opções disponíveis em nosso site.


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter

Formulário de Newsletter

formulário Newsletter